quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conheça a ABIO

Quem somos

Em março de 1985, um grupo de produtores orgânicos de Nova Friburgo-RJ se reune para fundar a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, ABIO.

Os dez primeiros anos da Associação foram marcados por intensa luta política, pelo reconhecimento da agricultura orgânica como uma alternativa técnica e economicamente viável no contexto das instituições de ensino, pesquisa e extensão rural do Estado do Rio de Janeiro.

Essa luta se dava não apenas no campo acadêmico mas, principalmente, na intensa troca de conhecimentos entre os associados, em que se consolidaram os resultados das experiências de produção.


O que fazemos

Os associados da ABIO produzem:
- verduras, legumes e frutas em geral
- mel e própolis
- doces, conservas, biscoitos e outros processados
- leite, queijos, ovos e frangos.

Além de garantir a qualidade dos produtos orgânicos, desenvolvemos projetos para melhorar a produção e a qualidade de vida de cerca de 200 associados.


Nossa visão

A ABIO acredita na transformação agroecológica fluminense e na disseminação da agricultura orgânica. Para isso, é necessário que os agricultores familiares orgânicos usufruam de uma qualidade de vida digna, com segurança alimentar e renda satisfatória. Eles precisam acessar os mercados com competência, oferecendo produtos de qualidade em quantidade, diversidade e regularidade demandadas pelo consumidor e por mercados institucionais (como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA - e a alimentação escolar).


Nossos parceiros

A ABIO participa de fóruns e articulações importantes para o desenvolvimento da agricultura orgânica, nas esferas municipais, estadual e federal, como o CEDRUS, a CPOrg/RJ e a Articulação de Agroecologia do Estado do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua história, a ABIO vem estabelecendo parcerias: AAOPB, ANC, APOP, APOV, AS-PTA, COOPERAFA, EMATER-RIO, EMBRAPA Agrobiologia, FAPERJ, HORTA ORGÂNICA, MAPA, MDA, Paty Orgânico, PESAGRO-RIO,REDE ECOLÓGICA, SEAPPA, SEBRAE,SERORGÂNICO, UFRRJ.

Um comentário:

  1. Nós os moradores da tijuca, estamos anciosos, esperando a criação de uma feira de produtos orgânicos proxima a praça Saens Pena.

    ResponderExcluir